771939 • 2016
Motopeças Chapam - Facebook Motopeças Chapam - Youtube Motopeças Chapam - RSS
CATÁLOGO VIRTUAL
Motopeças Chapam - Banner capaceteMotopeças Chapam - Vídeo ChapamMotopeças Chapam - Aplicação da leisMotopeças Chapam - LubrificaçãoMotopeças Chapam - DocumentosMotopeças Chapam - Pneu da MotoMotopeças Chapam - Viagem de MotoMotopeças Chapam - Lavando a Moto
PARCEIROS CHAPAM
Motopeças Chapam - BemacMotopeças Chapam - Grafica JKMotopeças Chapam - FauziMotopeças Chapam - SumigMotopeças Chapam - ZinilMotopeças Chapam - CromozincoMotopeças Chapam - SevenKeysMotopeças Chapam - Borgg UniformesMotopeças Chapam - Seo SistemasMotopeças Chapam - SucataçoMotopeças Chapam - Net Cable1Motopeças Chapam - Ouro NegroMotopeças Chapam - Arbyn
PESQUISA
Motopeças Chapam - Motos customizadasMotopeças Chapam - Vendas em todo Brasil
Imprensa

10/06/2013


Chapam é Máteria Jornal A Tribuna

Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam

    Veja outras imagens:

  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam
  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam
  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam
  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam
  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam
  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam
  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam
  • Chapam é Máteria Jornal A Tribuna - Motopeças Chapam

De uma ferraria ao ramo de motopeças
Textos: Deize Felisberto - reportagem@atribunanet.com
(Fotos: Deize Felisberto )

Com uma história de 74 anos, a Chapam Motopeças, de Urussanga, é destaque na fabricação de peças e acessórios para motocicletas em Santa Catarina, sendo a única empresa neste segmento no mercado catarinense. São mais de 700 itens disponíveis pela empresa e distribuídos para todo o Brasil, além de exportação indireta, e aproximadamente 55 mil peças produzidas mensalmente.

Os números significativos são fruto de uma longa história da família de descendência italiana. “A empresa começou como uma ferraria criada pelo meu avô. Eram fabricados na época implementos agrícolas e ferramentas aos agricultores. Em 1978, com a chegada da mecanização e a venda de tratores iniciamos a produção de peças para motos”, relembra o administrador da empresa e neto do fundador, Jaimar Meneghel.

Conforme ele, dois anos antes da empresa focar na produção de peças, duas grandes marcas do segmento haviam se instalado no país e a demanda do mercado estava bastante aquecida. “Não havia quem atendesse o mercado de peças de reposição”, conta o administrador. Das nove grandes marcas que a Chapam produz peças está à empresa alemã BMW. Ao todo, são seis mil clientes entre atacadistas e lojistas.

A empresa que está com projeto para a construção de uma segunda fábrica gera 70 empregos diretos. “Essa segunda unidade será focada na fabricação exclusiva de escapamentos para motos”, revela Meneghel.

Capacidade pode ser aumentada
Com dois milhões de motocicletas produzidas anualmente no Brasil, conforme Meneghel, sua capacidade poderia superar as 55 mil peças mensais. “Temos problema de mão de obra escassa e pouco qualificada, além de uma rotatividade local bastante grande, o que dificulta o aumento da produção”, expõe empresário.

Investimento em tecnologia
Desde 2011, a Chapam vem investindo na soldagem robótica para o seu processo de produção. Além da agilidade na produção da peças, os robôs também suprem a demanda de mão de obra. Este ano a empresa insere o terceiro robô na fábrica, que tem tecnologia japonesa.

O investimento em cada máquina foi de aproximadamente de R$ 500 mil. Para a soldagem do produto carro- chefe da empresa, o estribo, o robô produz sete peças a cada quatro minutos. “São de 13 a 17 soldagens em cada estribo. Um trabalhador não conseguiria terminar em quatro minutos uma unidade”, comenta o empresário. O processo de corte de metais é feito por plasma em todos os produtos da empresa.

Propostas em outros estados
O grande destaque da empresa nacionalmente, de acordo com Meneghel, já foi responsável por muitos convites para a instalação da fábrica em regiões como o Norte e Nordeste do Brasil. “Também recebemos convites para produzir, exclusivamente, peças para marcas como a Suzuki, Sundown, Dafra e Yamaha”, acrescenta o empresário.

NOVIDADES NO SEU E-MAIL
Motopeças Chapam - Urussanga - Santa Catarina

Chapam Indústria e Comércio de Motopeças
Avenida Longarone, 1329 - Caixa Postal 170 - De Villa
88.840-000 - Urussanga - SC - Brasil
Fone: (48) 3465-1453 - Fax: (48) 3465-3290
motopecaschapam@gmail.com

Desenvolvedor: Robson Schepper Cachoeira (48) 9618-7104